Iniciação aos Mandarins

Este artigo é da minha autoria e é especialmente dedicado aos iniciantes na criação de mandarins, claro está que os processos são similares às outras aves de cativeiro.

Para iniciarmos a criação de mandarins,

antes de tudo devemos ver se temos condiçoes e tempo para termos estas aves,

escolher um local para os colocar de maneira a que tenham claridade suficiente e sintam o nascer e o cair do dia, poderemos aumentar o número de horas que damos às nossas aves mas isso entendo que será num tipo de criação mais avançada.

Deveremos ter em consideração um local onde não sintam muitos movimentos, ruídos, gatos, cães e roedores. Temos de criar um ambiente calmo, sem correntes de ar mas sem ser completamente fechado.

Se os colocarmos dentro de casa com o tempo as aves habituam-se aos nossos hábitos e até podem interagir com nós.

No que diz respeito a instalações, se pudermos devemos facilitar o máximo de espaço possivel às nossas aves, para que possam explorar as areas, tomar banhos, e voar, voar, voar.

No caso de termos uma gaiola pequena, deveremos colocar o ninho e a banheira no exterior da mesma, para assim manter o espaço dentro da gaiola livre.

A alimentação deverá ser de sementes próprias para aves exoticas australianas, limpa e sem biscoito.Para quem não sabe (biscoito) são aquelas coisinhas verdes, amarelas e vermelhas que algumas marcas insistem em colocar nas misturas, não são nada beneficas para as nossas aves.

Existe no mercado mistura profissional para exoticos, livre de poeiras e de biscoito.

Podemos dar papa de ovo às nossas aves, existem muitas marcas e para todos os preços.Na minha opinião devemos procurar uma papa mais rica em proteínas de que em gordura. Essa mesma papa servirá também como papa cria, no tempo de descanso das aves devemos fornecer uma vez por semana a quantidade para um dia e na altura da criação devemos dar como forma de preparação da  femea uns dias antes de juntarmos o macho.

Além das sementes e da papa devemos também ter grit á disposição e osso choco.

A água deverá ser trocada todos os dias por agua fresca especialmente no Verão.

Podemos também colocar uma banheira para a higiene das aves, aconselho uma banheira de exterior.

Nos ninhos existem muitas opções, de madeira, de plástico, redondos , quadrados, meias lua, etc.

Devemos colocar os ninhos em sitios mais elevados possível e fornecer material para o mesmo, pelo de cabra, fibra de coco, ou mesmo fitinhas curtas de papel. Cuidado com as fibras artificiais pois é bem possível que as aves fiquem presas nas patas.

Podemos dar frutas e verduras às nossas aves , tais como :

maçãs, pêra, couve, alface, agriões, broculos, espinafres, etc.

Quando juntarmos as nossas aves e colocar-mos o ninho , temos de ter paciência e deixar as aves seguir o instinto reprodutor deles e ao ritmo próprio.

Se as aves estiverem já ambientadas ao local e instalações as coisas correm melhor. Se por acaso não tivermos paciência , andarmos sempre a incomodar as aves, assustando-as, mexendo nos ninhos as probabilidades de insucesso tornam-se maiores.

Contudo e de uma forma resumida o essencial para criar mandarins, tem a ver com uma boa alimentação, um bom ambiente, claridade suficiente,higiene nas instalações e muita paciência.

  1. Está de parabéns !!!
    Muito obrigado por compartilhar de importantes informações.

  2. parabéns! Está muito bom!

  3. boas tenho um casal de mandarins alias tinha 2 mas um dos machos galou uma femea passado dois dias a femea morreu juntei o macho ao outro casal havera algum problema no acasalamento do casal derivado a haver la mais um macho

    • Jose Fernando

      Olá,em principio irá haver luta entre os machos pelo interesse da fêmea, o melhor será separar os machos, mas certezas ninguém tem, mas era isso que eu fazia.

  4. obrigado pelo conselho

  5. boas em questao ao acasalamento ja tenho um casal junto e ainda nao criaram ja lhes dei as gotas para o acasalamento i ainda nao deu em nada terei de esperar ou cm a presenca do outro macho podera vir a acelarar o processo de acasalamento

    • Jose Fernando

      Ola amigo Marselo, tente buscar mais informação em forum dos exoticos, aqui de Portugal, existem lá muitas opinioes, a minha eu já dei, tenho artigo sobre iniciação há criação, agora é só ter paciencia e esperar que tudo dê certo, mas tirava o macho na mesma.

    • Jose Fernando

      Ja respondi em relaçao ao acasalamento, existem um Forum dos Exóticos, lá tem muita informação para as suas duvidas, continuo a dizer para separar o macho. Fiz um artigo sobre criaçao de aves, têm lá informação bastante completa, agora paciencia, não posso dar a ninguem, so aconselhar paciencia e esperar que tudo resulte, boa sorte.

  6. obrigado pk sou iniciado nao percebo mt sobre mandarins comecei agora na criacao dos mxm mas obrigado pelos conselhos

  7. Gostei muito sou criador amador Alvaro pinto

  8. Boas como ja tinha referenciado que tinha u casal de mandarins juntos a bastante tempo ja lhes dei estimulante pa repruducao i eles levam ja a mais de um mes palha para o ninho i nao poi um unico ovo pk sera?

    • Jose Fernando

      Ola certezas não há, se fornecermos calcio, sementes de qualidade, agua fresca, umas vitaminas de vez em quando, frutas são muito boas como as maças ou cenoura, broculos, etc. Só temos de esperar que as aves criem por elas, não sao maquinas.Paciencia é que tens pouca, boa sorte.

      • Alvaro Pinto

        boa tarde concordo com os seus comentarios mas estou no mesmo barco tenho cerca de 20 casais de mandarins e este ano apenas consegui tirar 4 crias pergunto caso seja possivel como melhorar a criaao cpts

        No dia 21 de Abril de 2013 12 15:05, Mandarins escreveu:

        > ** > Jose Fernando comentou: “Ola certezas no h, se fornecermos calcio, > sementes de qualidade, agua fresca, umas vitaminas de vez em quando, frutas > so muito boas como as maas ou cenoura, broculos, etc. S temos de esperar > que as aves criem por elas, no sao maquinas.Pacienci” >

      • Jose Fernando

        Boa noite, em tempos cheguei aconselhar determinados produtos, mas aconselho-o a pesquisar na internet sobre salmonelas, coccidiose, colibacilose e tricomonas, estude os sintomas primeiro. Veja se existem algumas coincidencias nas suas aves em relaçao aos sintomas. E proceda então aos tratamentos ou prevenções.Boa sorte.

  9. ola pessoal estou muito contente pois sou amador e pela primeira vez ja tirei 5 mandarins sao lindos e muito engrassado

  10. boa tarde, estou muito inclinado em comprar um mandarim macho para tê-lo em casa , o q vc acha? será que farei uma boa escolha , abraços Ivair

    • Jose Fernando

      Olá,
      o mandarim é uma ave sociavel, pode com o tempo dar comer na sua mão.
      Se tiver tempo para ele, espaço, alimentação ideal,agua limpa todo o dia e higiene.
      Não se esqueça das suas férias, ai o passaro será um incomodo.

  11. Boas finalmente encontrei um site onde se parece obter respostas .

    Sou criador de mandarins sou iniciante ja a 1 mes , tenho 4 mandarins 2 femeas 2 machos e um grande viveiro , a 1 mes nem sequer 1 unico ovo meteram dia a dia tou ansioso para ver se metem 1 ovo , eu tenho 4 ninhos no viveiro escolheram o de palha mas em vez de fazerem o ninho dentro nao , levaram a fibra de coco fizeram tudo muito direitinho em cima do ninho de palha .

    Quanto ao comer eu so dou agua e alpiste e de vez em quando maça ou couve.
    Os meus mandarins estao sempre a cansar sempre a voar parece que fazem corridas uns com os outros parecem estar muito contentes.

    Podem me explicar sff o que devo fazer mais para melhorar e eles meterem ovos?

    O que posso dar mais para eles comerem?

    Quanto ao ninho eles fizerem o ninho em cima do proprio ninho de palha em vez de fazerem dentro , devo tiralo? todos os dias eles dormem la no ninho em cima do ninho de palha , devo comprar o ninho de corda e meter em cima?

  12. Bom dia amigo,

    estou a iniciar-me na criação de mandarins, adquirir um casal e forneci-lhes uma gaiola com 70X30X30. Juntamente também com osso de choco, fibra de coco e papa amarela e com ninho de criar canários. Agora venho pedir a sua ajuda em relação á altura deles criarem pois ainda nao percebo lá muito bem e tou ancioso que eles comecem a criar. Posso juntar outro casal na mesma gaiola?

    Obrigado.

  13. ola boas noites: sou criador amador de mandarins,bem sou o testemunho de como os mandarins sao aves bonitas e faceis de criar,mas com muita paciencia. deram-me um casal de mandarins eu comprei uma gaiola 40x40x30 e meti la as aves com agua e mistura. e claro como nao conhecia as aves meti um ninho de cesto redondo ja com palha dentro (fibra de coco) e deixei estar as aves sem mexer na gaiola apenas para dar de comida e mudar a agua. ao fim de 1 mes e meio meteram os 3 ovos mas o maxo estava sempre agredir a femea brutalmente eu burro separei as aves e entao a femea deixou morrer as crias a fome. o erro foi meu pois tive pena da femea e separeia do maxo (nao façam isso pois prejudica a criaçao) fiquei indigrnado comigo mesmo e retirei o ninho da gaiola. passado algum tempo para meu espanto vi um ovo no fundo da gaiola entao meti logo o ninho la dentro da mesma forma que estava na 1 postura, e apenas mudava agua e comida mais nada nem a gaiola limpei, passado uns dia estavam 4 ovos no ninho e acabaram por ecludir 3 ovos CONSEGUI …. passado 3 meses de me darem o casal de mandarins tenho 3 crias com cerca de 1 mes e tal acabei de as separar pois ja comem sozinhas leio bastante sobre mandarins mas acima de tudo para mim da-me prazer o bem estar das aves e por isso agora limpei a gaiola e faço-o semana sim semana nao. as vossas aves serao o reflecso do vosso cuidado com elas se elas estao felizes elas fazem com que a natureza venha mais rapido ao de cima ou seja uma ave feliz e sem stress e uma ave criadora e feliz. abraços a todos e bem ajam postes destes aprendo todos os dias a cuidar das minhas aves.

  14. Olá, muita boa tarde. Eu tenho um casal de mandarins já juntos há dois meses e estou a esperar que façam a sua reprodução às vezes dou-lhe um pouco de verduras e fruta, já têm o material necessário para fazer o ninho. Tenho um macho e uma fêmea; eles brincam com os brinquedos que eles têm dentro da gaiola. Tenho-os na minha cave com uma janela em que ilumina-a toda. Eles não estão sozinho também tenho em cima da gaiola deles um casal de periquito que já têm quatro ovos. Tenho ao lado do casal de periquito um trio de canários e também separado tenho um casal de agapone. Eu quase nunca vou vê-los com medo que os perturbe. Eu só passo por ali para ir tirar o carro a garagem. Tenho um cão e um gato mas estão ao pé de nós em cima em casa. Mudo-lhe todas as noites a sua água. Cada um do pássaros tem um ano. Compro-lhe a ração de reprodução para aves exóticas. Limpo-lhe a gaiola de semana em semana. Por favor podia-me dizer o que estou a fazer errado????????

  15. ola, tenho três casais de mandarim , eu meto lhes o ninho redondo .. a um que não tenho o “coco” não sei se assim que se chama , como não tenho meto algum e eles la formam o ninho.. mas quando metem o primeiro ovo, tiram o algodão todo..
    então eu comprei os fios próprios para por, mas eles metem mas passado uma hora ja mao tem no ninho .. um casal quando vou a ver tem os ovos partidos mas gaiolas ..
    nunca consegui tirar uma criação .. que posso fazer ? ajudem me sff

    • Jose Fernando

      Ola, as aves estao juntas ou seja esta a tentar criar como uma colonia? O ideal é criar por casal, ou seja em gaiolas indiduais, no caso de colonias, devem ter espaço e muitos ninhos para poderem escolher, de preferencia os ninhos nos locais mais altos, o mandarim é territorial, dai secalhar essas guerras, mas é a minha opiniao, nao sei como os tem, se em casais individuais ou todos juntos.

      • Olá, muita boa tarde. Eu tenho um casal de mandarins já juntos há quatro meses e estou a esperar que façam a sua reprodução às vezes dou-lhe um pouco de verduras e fruta, já fizeram o ninho. Tenho um macho e uma fêmea; eles brincam com os brinquedos que eles têm dentro da gaiola. Tenho-os na minha cave com uma janela em que ilumina-a toda. Eles não estão sozinho também tenho em cima da gaiola deles um casal de periquito que já têm um filhote. Tenho ao lado do casal de periquito um trio de canários e também separado tenho um casal de agapone. Tenho um cão e uma gata de dia na rua. Mudo-lhe todas as noites a sua água. Cada um do pássaros tem um ano. Compro-lhe a ração de reprodução para aves exóticas. Limpo-lhe a gaiola de mês a mês. Pode-me dizer mais o que fazer?

      • Jose Fernando

        O ideal é as aves nao terem contacto visual com as outras especies,coloca-las num sitio que estejam seguras e ganhem estabilidade, o ninho ou dois devem estar dentro da gaiola o mais alto possivel, brinquedos la dentro nao aconselho, quanto mais espaço as aves tiverem melhor, em relaçao ha alimentaçao nao posso falar pois desconheço o que dá, outra questão será mesmo um casal? Se assim for uma boa dose de paciencia tambem era bom.

  16. bom dia estou no mesmo barco os meus mandarins nao criam a´meses poem ovos e nao vigam tenho a volta de 15 casais sendo que alguns ja criaram que fazer cpts

    • Jose Fernando

      Era excelente que me dissesse que tipo de cuidados têm as suas aves, alimentação, agua fresca todos os dias, vitaminas, papas, desparasitaçao interna e externa,etc. Não existem formulas mágicas, hás vezes podemos ter um plantel contaminado com salmonelas ou tricomonas, ou tricomaniase e não sabermos, não é nada que não se resolva, mas muitas vezes são os principais motivos de muitos ovos não galados e muitas crias recem nascidas mortas ou mesmo os adultos(tricomonas). Isto é o que me lembro agora assim de repente, mas se disser pormenores, como prepara as suas aves, e se faz algum tratamento para as bacterias que disse mais atras.

      • Alvaro Pinto

        Ola boa tarde só hoje vi sua resposta á qual agradeço e vou então dar a conhecer a forma como trato os meus mandarins limpeza das gaiolas semanal muda da agua semanal em bebedouro grande mistura para isoticos em quantidade papa amarela e grift á discrição pergunto como posso resolver este problema obrigado e um abraço

        No dia 15 de Abril de 2014 às 22:10, Mandarins

      • Jose Fernando

        Olá , vou meramente dar a minha opiniao, nao quero que entenda que sou o dono da verdade.
        A agua deve ser mudada todos os dias no verão e no inverno no maximo de 2 em 2, porque algumas aves tem a mania de tomarem banho nos bebedouros, fazerem lá porcaria, humedecerem sementes, etc. Isto é aumenta a probabilidade de infeçoes nas aves, aumentando as probabilidades de salmonelas, colibacilos e tricomonas entre outros. Todas estas bacterias afectam o sistema reprodutor das aves, além de que em casos mais graves levam há morte.
        Eu aconselhava o calcio liquido, se conseguir na farmacia calcio com a vitamina D3, era excelente, e dava tipo uma ou duas gotas por bebedouro, mas mudava sempre a agua.
        Utilizava um multivitaminico para aves, existem muitos e bons em liquido ou em pó.
        Existem tambem “medicamentos” de prevenção ou mesmo tratamento para as salmonelas, coccidiose, tricomonas, etc.
        Eu costumava fazer tratamentos de prevençao contra as salmonelas e tricomonas, é uma questão de pesquisar na net pelos nomes que dei de doenças e estudar o que acha mais conveniente para as suas aves, se se dirigir a uma loja da especialidade o mais certo é tentarem veder de tudo e mais alguma coisa, aconselho então a pesquisar na net , para não ser enganado e gastar o dinheiro de uma vez só, claro está que tambem tem de ver se realmente existe algum tipo de doença nas suas aves, mas ao pesquisar na net , acho que vai entender melhor este tipo de problema nas criaçoes.

  17. Olá, bom dia

    Tenho uma casal de mandarim, há dois meses. A fêmea já botou mais de 8 ovos. Ela bota e come. Agora tem 3 ovinhos…o macho ficou chocando, estão no canto da lavanderia, não tiro a gaiola, apenas faço a limpeza necessária, e coloco bastante pepino e frutas. Lá a unica intervenção que tem é que a empregada lava roupa duas vezes por semana. Não há rajadas de vento, nem tanta pertubação. Ocorre que o macho chocou os ovinhos durante uns dias, ai teve uma noite que ele saiu do ninho e dormiu fora. Agora ele voltou a chocar os ovinhos. Eles estão meio escuros….devo tirá-los porque de certo não vão chocar ou deixo mais um pouco? O que devo fazer? poderiam por gentileza me orientar? Grata

    • Jose Fernando

      Boa tarde,
      entendi que a femea comeu os ovos? Se assim for tem de lhes fornecer calcio liquido de preferencia com D3, existia o Calcigenol para adultos, agora não sei se existe. No caso de os ovos estarem escuros, devem estar galados,e o tempo normal para as crias nascerem são 13 dias a partir do 2 ou 3 ovo posto, mas podem nascer mais cedo ou entao mais tarde 2 a 3 dias.

  18. Tenho um casal de mandarins, ele de bochechas pretas, ela completamente negra, dos quais nasceram já 3 crias, penso que 1 macho e 2 fêmeas, também eles com cores entre o bege e o preto e bicos pretos. As crias já estão bastante crescidas, honestamente não sei dizer quantos dias têm, já voam e comem papa de ovo. No entanto ainda solicitam comida aos pais e a verdade é que a fêmea já começou uma nova postura (4 ovos até ao momento).
    Será esta a altura em que devo separar as crias do casal?
    Agradeço a sua orientação pois é a primeira vez que estou a fazer criação de aves.

    • Jose Fernando

      Ola, desculpe a demora na resposta, assim como as minhas desculpas a todos os outros que têm solicitado informação. No que toca a separar as crias, na minha opiniao, quando começarem a pintar o bico, é a melhor altura, forneça sementes em tigelas de barro no fundo da gaiola, e nos comedouros normais.

  19. tenho um casal de mandarins para ai a um mes , e eles nunca entraram no ninho nem acasalam, o que devo fazer para eles acasalarem, quais os passos a seguir ? o casal pode estar sempre junto ?

    • Jose Fernando

      Boas, experimente trocar o ninho por ninho de canario, pode tambem ser do sitio, um ambiente com animais , tipo gatos ou caes pode tambem ser a causa, os ruidos tambem nao sao aconselhados.

  20. é normal fêmea do mandarim cantar…kkkkk ??

    • Jose Fernando

      Não, as femeas não cantam, poderás ter um macho e pensar que é femea, acontece isso nos brancos, só se distingue pela cor do bico.

  21. Ola , será que me pode esclarecer, tenho um casal de mandarins e à 15 dias ela pós um ovo, mas não voltou a por mais nenhum. Sera por ser a primeira postura?

  22. Eu tenho um casal de mandarins que se reproduziu- tenho 4 crias com 3 semanas. Entretanto o macho fugiu. Gostava de saber se, por ter crias, ele volta. Já passaram 24h.
    Obrigada 🙂

  23. O meu Mandarim macho fugiu e a fêmea está chocando, o que posso fazer???

    • Jose Fernando

      Ola, o melhor seria colocar os ovos noutro casal que tenham ovos tambem e tentar salvar os filhos, mas tambem pode ser o caso de essa femea chocar os ovos e criar sozinha os filhos, certezas ninguem tem, mas nao perde nada em tentar, boa sorte

  24. Olá será que me pode ajudar, tenho um casal de mandarins, que começou a sua criação, mas passado dois dias de a 1ª cria sair do ninho a mãe apareceu morta sem nada fazer prever a situação, que tinhamos estado ao pé deles a noite e estava a voar e a comer como de costume. O que devo fazer?

    • Jose Fernando

      Ola, desculpe a demora, mas a natureza tem destas coisas, pode ser que o macho dê de comer aos filhos, já tive casos semelhantes de sucesso.

  25. Ola sabeme dizer quanto e que custa a fibra de coco e os restantes materias nessesarios para criacao obr

    • Jose Fernando

      Ola Gustavo, isso depende de zona para zona, e nos locais onde compra, lojas mais caros, feiras mais baratos, lojas pagam impostos logo cobram mais caro, feiras eram consideradas feiras francas , logo livres de impostos, dai terem preços mais acessiveis.

  26. Olá, tenho um viveiro grande 2M x 2M altura 2,70 dentro dele tenho mandarin, manon e periquito australiano, comprei os manons e os mandarins a 30 dias , 3 casais de cada, como alimento ofereço sementes farinhada e verduras. Dentro do viveiro tem uma fonte de agua com filtro.
    Os mandarins fazem os ninhos , botam ovos, chocam e nao passa disso, nao nascem os filhotes e nao sei se eles estão acasalando, também nao sei a idade deles, parecem estar todos bem de saude. E mesmo estando entre outras especies nao tem briga. O que pode ser? Obrigado.

    • Jose Fernando

      Ola, os periquitos normalmente nao se dao com os exoticos, pode estar ai a a causa, outra coisa que tambem pode acontecer, serao os bengalins a ocupar os ninhos de noite e nao deixam os mandarins chocarem os ovos.

  27. oi tenho um casal de mandarins que tiveram um filhote, que ja tem para ai 1 mês, o que acontece e que agora os pais não deixam o pequenino entrar no ninho. tentei colocar outro ninho mas mesmo assim eles não deixam pois separaram-se e fica um em cada ninho só para o filho não poder la dormir e se ele insistir é atacado pelos 2 ! Será que me podes ajudar? Não sei o que fazer ,devo separa-los ?? eu sempre ouvi dizer que os mandarins são pássaros sociais e que se os separar-mos ele podem morrer??

    • Jose Fernando

      se o bico ja estiver vermelho da cria, podes separar, deixa sementes no chao, numa taçinha de barro. e Agua.

    • Jose Fernando

      Boas, se o filhote já come sozinho, separa normalmente o bico ja tem cor, se estiver negro entao ainda é novo para separares. Contudo ao separares deixa uma tigela de barro baixa ou outra coisa semelhante com sementes e agua em facil acesso, no chão por exemplo.

  28. Bom dia
    Tenho um casalinho de Mandarins que comprei a um amigo á mais ou menos 2/3 meses e supostamente era um casal que já tinha tido bebes, mas acontece que a fêmea pica muito o macho (ao ponto de já estar sem penas na parte do peito) e ela coloca ovos mas não os choca.
    Primeiro comprei um ninho exterior daqueles tipo caixa e coloquei fibra de coco no chão para fazerem o ninho e não é que ela fez género de uma roda com a fibra e pós 3 ovos no meio mas nunca mais entrou no ninho e acabei por ter que mandar os ovos fora.
    Agora comprei numa loja de animais um ninho interior feito com uma fibra qualquer em que só tinha um buraquinho para ela entrar, mas estranhei pois nunca a tinha visto a entrar para o ninho e quando dou por ela pós um ovo na comida. Voltei a loja e disseram-me que ela podia ter medo de entrar e para alargar o buraco ou cortar de modo a ficar um ninho aberto e foi o que fiz mas sem sucesso pois insiste em não entrar no ninho mas anda para por os ovos até a ultima.
    O que faço??? Ando completamente desorientada pois já não sei que fazer.
    Obrigada
    Andreia

    • Jose Fernando

      Ola, Andreia acima de tudo aconselho paciencia e calma, em relação ao “problema” que coloca, aconselho a colocar um ninho de plastico de canario e o respectivo ninho em corda dentro e fornecer a fibra de coco, colocar em sitio o mais alto possivel dentro da gaiola, de maneira a sossegar as aves, colocar a gaiola em sitio calmo e o mais reservado possivel, sem ruidos , animais ou mesmo pessoas a incomodar, os ninhos refiro me a todos abertos, imagine uma meloa e corte ao meio a meloa, fica com dois ninhos identicos na forma aos ninhos de canarios.

  29. boas eu arranjei um casalinho de mandarins por acaso, no verão quando encontrei um casal abandonado em frente da minha casa.. por pena fiquei com eles e em pouco tempo tiveram um filhote. o meu problema é que o filhote ainda mal tem o bico vermelho e já nasceram mais 2 o que já faz 5 em poucos meses ora eu não tenho gaiolas para os ter a todos e pelo ritmo que eles têm posto ovos teria que comprar um viveiro alguns amigos têm me pedido para lhes vender mas eu não faço a mínima ideia do valor alguém me pode dizer?? e também queria saber se é normal eles fazer criação assim tao depressa?? e que ainda o primeiro não estava bem crescido já eles tinham mais dois no ninho.

    • Jose Fernando

      Boas, desculpa a demora.
      A maioria queixa se precisamente do contrario, as aves nao criarem, em relaçao a preços tudo é relativo, o normal seriam a 5€ cada, mas há quem os venda bem mais baratos.Em relação a criarem por eles, deixa a natureza seguir o seu rumo.

  30. Boas mais uma questão , como saber que tipo de mandarins tenho?? já reparei que existem varias espécies mas as fotos parecem me todas iguais gostaria de saber se me pode ajudar ?.

  31. bom dia tenho um casal de mandarins no ninho tem mais de 20 ovos o que devo fazer cpts

    • Jose Fernando

      Boa noite, tem a certeza que é um casal? Nao serão 2 femeas? De qualquer das maneiras as crias nascem aos 12 ou 13 dias de choco, logo se sao 20 ovos ja devia ter ai crias nascidas, pode com uma lanterna forte a contra luz ver os ovos e tentar ver fios de sangue, ou mesmo os embrioes. Isto para ver se os ovos estao galados no caso de serem realmente um casal. Depois pode decidir o que fazer, deitar os ovos fora, aproveitar os galados, senao estiver nenhum galado, ou sao 2 femeas ou entao , deita os ovos fora e espera mais sorte na proxima postura.

  32. Olá, tenho uma casal de mandarins, que por 2 vezes já puseram 4 ovos. Dessas posturas, nasceram apenas 2 pássaros, de cada Vez. Tanto da 1ª vez, como da 2ª vez, 1 dos passarinhos apareceu caído do ninho morto, e passado uns dias o 2º. Quando dou conta, os pais estão a comer as crias. Isto é normal????

    • Jose Fernando

      Boa noite, desculpe a demora,
      certezas eu nao tenho, posso opinar que sera seleçao natural feita pelos proprios pais, sentirem algo de errado com as crias e sacrifica-las, mas tambem pode ser por falta de calcio disponivel , calcio? sim, a natureza segue o seu rumo natural, podemos em cativeiro privar as aves de certas coisas, mas o instinto das aves é sobreviver e tentam buscar calcio na estrutura ossea das crias, só para lhe dar um exemplo os veados costumam procurar ninhos de aves nos arbustos e comem as crias obtendo assim proteina animal e uma fonte rica de calcio. Se puder forneça calcio liquido, ou o grit mas tente moer o grit o maximo (pó).

  33. Boa tarde eu tenho um casal de mandaris ela é branca e ele castanho muito queridos para mim são os meus meninos todos os dias falo com eles e realizo uma pergunta o macho está sem penas nas zonas do rabo e parte debaixo das asas ela a pica e depois as come. Qual é o problema nesta situação agradeço a sua resposta por favor

    Envio os melhores cumprimentos

    Carlos Fernandes
    Caniço- Madeira

  34. Ola eu queria saber se os meus mandarins estiverem em viveiros mas se eu so tiver 1 macho para 2 femeas eles criam na mesma?
    Tenho ninho para todas as femeas mas eu ja não consigo apanhar uma femea para a separar tem mal?
    Aguardo resposta o mais rapido possivel! se pudesse para este numero :917831431 obrigado

  35. Jose Fernando

    Ola, sim podes soltar, tenta ter mais femeas que machos, e muitos ninhos nos altos ha disposiçao, nao garanto sucesso, mas ao teres mais femeas que machos e ninhos a mais, evitas alguns dos problemas. Pontos de agua varios, assim como pontos de comida, pois eles sao aves territoriais e podem apoderar se dos comedouros e bebedouros.

  36. Tenho um casal de mandarin, a fêmea fica no ninho mas não poem ovos as vezes fica triste quase parecendo que ira morrer , o que tenho que fazer ela já tem uns dois anos de vida.

    • Jose Fernando

      boas, tem a certeza que é femea? Nao sei como ajudar, mas no faz mal nenhum fornecer umas vitaminas na agua, umas gotas de vinagre de cidra uma vez por semana na agua tambem, tente tambem fornecer grit ou mesmo calcio na agua ou em pó. Boa sorte.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: