Hipocalcemia (ovo preso)

Esta é uma doença fisiológica que afecta as femêas.Todas as épocas existem criadores que se queixam de perder femêas com ovos presos ou atravessados. A causa disto sao normalmente reprodutores em má condiçao física aliada a uma falta de cálcio suficiente no sangue, quer no início da primeira postura ou nas posturas seguintes.

A Hipocalcemia(falta de cálcio no sangue) surge facilmente quando a femêa tem de ir buscar as reservas de cálcio nos ossos para a formaçao da casca do ovo.

Quando mantidas em cativeiro as aves necessitam de cálcio, uma vez que na alimentaçao convencional conseguem adquirir uma percentagem minima de cálcio, entao os criadores usam com frequência o osso choco, o grit ou entao um bloco de minerais.

Normalmente isto costuma chegar mas há excepçoes e entao eu aconselho o uso do calcio liquido na preparação das fêmeas , tradicionalmente eu uso o calcio-colina apoiado pelas Vitaminas Ad3E embora existam outros produtos mas na minha opiniao mais caros e acho que nao justifica.

Um factor tambem importante é o factor da luz natural uma vez que o sol  transmite a vitamina D, a vitamina D ajuda as aves a assimilar melhor o cálcio no seu organismo.

Em casos urgentes que eu tenha detectado esse problema, por acaso foram em Gould´s eu pegava na ave e massajava a zona da barriga e cloaca com o objectivo de mudar a posiçao do ovo, chegando mesmo ao caso de colocar a ave na gaiola e de seguida o ovo estava cá fora no chao partido é claro.

Neste processo da massagem devemos ter cuidado para nao apertarmos muito a ave uma vez que podemos partir o ovo e feri-la internamente.

Nos processos de recupereçao normalmente os criadores utilizam um comprimido biozerine ou zooserine, mas na minha opiniao o que falta ali são umas gotas de cálcio-colina e Ad3E no bico no momento e depois durante uns dias na agua.

Eu nao separei os casais nestas circunstâncias, se calhar deveria mas como dei á femea as vitaminas e o calcio-colina as criaçoes seguiram o seu rumo normal, sem mais incidentes.

Para aqueles mais inexperientes se tiverem um casal feito e com o ninho tambem composto, aparentemente um casal perfeito e de repente vemos a femea toda aninhada, sem movimento, com a plumagem tipo bola, como dizem os mais antigos(doença da faca), lembrem-se que pode ser um OVO PRESO.

 Este artigo é da minha autoria embora suportado por alguns estudos que fiz há uns 18 anos quando me iniciei na criaçao de Canários.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: