Preparação de Reprodutores

Olá amigos,

deixo aqui alguma da minha experiência, contudo devo lembrar todos os seguidores do que eu escrevo no meu blog baseia-se na minha experiência e de alguns colegas criadores, daí que devem tentar assimilar toda a informação e tirarem as suas próprias conclusões, ou seja usarem um pouco da vossa experiencia também.

No início do meu hobby de uma forma mais séria há uns 20 anos atrás e nomeadamente criação de canários, comecei a usar esquemas de vitaminas e antibióticos, alguns panfletos das marcas detalhados com procedimentos e produtos para todos os fins, ora feitas as contas isto já não era um hobby para mim, mas mais uma despesa.

Com o passar dos anos e procurando muita informação no meio Columbófilo, reduzi em muito as mezinhas das grandes marcas Ornitofilas e aposto mais numa alimentação de qualidade e agua fresca todos os dias, além de higiene nas instalações e uma boa ventilação. Neste momento ainda não tenho as instalações como gostaria, mas a seu tempo as coisas irão se proporcionar, aposto de há poucos anos para cá no uso do alho, cebola e vinagre de cidra.

Isto uso de forma aleatória aumentando o uso na em plenas criações.

Mas para preparar os reprodutores e tratar todas as aves faço pela altura do mês de Julho um tratamento preventivo contra Salmonelas e Coccidioses, como as aves começam a fazer também a grande muda  dou-lhes o germinado misturado na papa, em quantidade que comam em 10 minutos, evito assim muitos fungos e bolores, não uso nenhum anti-fungicida no germinado, simplesmente umas gotas de vinagre.

Depois da muda costumava aplicar o tratamento contra as Salmonelas e Coccidiose, mas este ano vou fazer assim aplico o tratamento mais cedo e depois de Agosto aplico o tratamento preventivo contra a Tricomaniáse e vou fazer como tem sido hábito sempre todos os anos em Setembro o tratamento contra Vermes Redondos. Uso tudo produtos Nacionais.

Tudo isto sempre acompanhado de um pouco de papa, pois está repleta de vitaminas e o germinado então …………..

Sempre que posso limpo os tabuleiros aquando dos tratamentos, pois alguns dos protozoarios ou outros aquando da saida nas fezes das aves retornam o ciclo e entram através do ar ou mesmo contacto que as aves tenham com as fezes, retornando assim ao corpo da ave e talves fortificando a bacteria tornando-a resistente aos antibióticos.

Daí que a higiene é um factor de sucesso na saude das aves em qualquer criador.

Resta lembrar que por hábito de muitos anos tenho sempre as aves separadas por sexos, raparigas num sitio e rapazes noutro, acabando todos os tratamentos continuo a dar a papa amarela, se for com germinado tanto melhor, mas já deixo a papa com mais cautelas em maiores quantidades nas femeas.

Devemos escolher uma papa semi-humida com mais proteina do que gordura, mas isso já depende um pouco das possibilidades de cada um. Fins de Setembro , inicios de Outubro costumo dar a Vitamina E e o Calcio Liquido associado há Vitamina D3, coloco machos nos sitios de reprodução com ninhos e depois uns dias coloco as femeas, deixo algum material para as obras do ninho , coloco papa e grit há disposiçao e dou vitamina E e Calcio na mesma , Vitamina 5 dias seguidos e calcio depois vou vendo consoante o tamanho dos ovos, mas garantidamente de 15 em 15 dias para as femeas recuperarem o esforço das posturas.

Por norma as femeas em minha casa fazem no maximo 3 posturas, mas tudo é relativo.

Artigo incompleto , assim que possa finalizarei.

 

  1. Boas tenho muitas duvidas sobre mandarins ainda nao encontrei 1 site que me respondesem , vejo que os sites estao todos desatualizados.

    Eu fasso criaçao de mandarins a 1 mes ainda nem 1 ovo meteram , tenho 4 , 2 femeas 2 machos em um viveiro de madeira .

    Tenho 3 ninhos 1 em casa canto de cima da gaiola , 1 de palha 1 oval de plastico com ninho de corda dentro e outro no chao que é a caixa de madeira.

    Eles fizerem ninho 2x fizeram no de plastico dps tiraram e fizerem em cima do de palha agora desfizeram tudo n sei o que se passa.

    Quanto ao comer so dou alpista e agua as veses maça e cenoura.

    O que preciso fazer para eles terem filhotes e uma melhor alimentaçao?

    • cubano,
      comece melhorando a alimentação, para os exóticos não pode faltar painço variados acompanhados de alpiste, sempre painço em maior quantidade que alpiste, o ninho preferido pelos mandarins é tipo caixa, e você colocou logo no chão onde nenhum exótico se reproduz, coloque esse ninho no alto, montar e desmontar o ninho pode acontecer, pois os mandarins constroem ninho não só para se reproduzir mas também somente para dormir, quando forem colocar os ovos eles deixarão o ninho da preferência deles, talvez os seus mandarins sejam jovens para reproduzir, ou a época não é ideal, talvez estejam se adaptando ao novo ambiente. pesquise um pouco mais sobre alimentação para melhora-la. e tenha paciência respeitando o tempo deles.
      boa sorte.
      emilio.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: